Em janeiro de 1970 os pais de um garoto chamado Danilo faleceu, deixndo-o com seus irmãos mais novos Camilo e josé e certa quantidade de dinheiro como herança. Mas Danilo não se conformava em gastar aquela quantia.
O garoto queria ter um trabalho simples, apenas para saber como era lutar pelo que queria.
Certo ia, voltando para casa avistou um gari e ficou olhando aquele homen por alguns instantes. Chegou em casa pensativo, dirigiu-se aos irmãos e disse:
_ Vou ser um gari.
_ O que é isto? _pergunta Camio com um leve sorriso.
_ vou ser lixeiro.
Camilo em segundos fecha a cara não concordando com a ideia do irmão.
No dia seguinte, Danilo procurou a prefeitura e decidido quis começar aquele serviço na hora.
Então foi para as ruas.
Ele percebeu que todos o olhavam de forma diferente. As pessoas se perguntavam por que aquele garoto tão jovem e rico estava ali como lixeiro.
Todos já não o tratavam igual antes e até seus irmãos tinham preconceito.
Após chegar em casa Camilo pergunta:
_ Danilo, mas por que? Por que quis este emprego?!
- Sabe Camilo, só hoje eu pude perceber o quanto as pessoas mudam e têm preconceito com aqueles que fazem um serviço não tão valorizado. Até você meu irmão. Até você...
_ Eu pensava que este emprego não trazia nada pra ninguém. _ Disse Camilo pensativo.
_ É, mais a gente aprende muita coisa quando passamos ou conseguimos entender o que o outro faz. E eu vi que realmente é difícil.
Só queria que as pessoas vencessem esse preconceito bobo.
Séra Camilo?! Será que conseguem?!
Adorei o seu texto achei muito interessante.As personagens representam um grupo social, são caracterizado de forma positiva, onde a uma realidade denunciada, leva o leitor a refletir pois podemos perceber que até famílias tem preconceito com um sevicio tão digno e a linguagem esta adequada com o texto.
ResponderEliminarmuito bom seu texto! As personagens representam grupos sociais, são caracterizadas de forma positiva,há uma eventual complicação que evidencie a realidade denunciada, a linguagem é adequada e o desfecho levou-me a refletir e perceber que muitos perdem o tempo da vida cometendo preconceitos bobos como esse...parabéns!
ResponderEliminarAdorei o texto.As personagens foram discretamente caracterizadas,representam um grupo social e a linguagem utilizada é adequada.O desfecho me fez refletir como as pessoas são diante de alguns trabalhos...
ResponderEliminarGostei muito do seu texto porque possui personagens que representam um grupo social, Danilo é caracterizado de forma positiva (de forma discreta), a complicação da realidade que é o preconceito, o texto nus leva a refletir muito, e a linguagem ta legal. Mas o que eu achei mais interessante é como preconceito atingi o que esta sendo vitima, e a faz que a outra pessoa que está praticando mude de comportamento como vimos no texto como a mãe de Danilo que negou que ele era filho dela pelo simples fato (que muitas vezes leva ao preconceito) dele trabalhar como gari (atitude que não é normal para uma mãe).
ResponderEliminarAchei sue texto legal,gostei da forma em que os personagens foram caracterizados, você também colocou os personagens em uma classe social.A parte que me chamou a atenção foi:"Só queria que as pessoas vencessem esse preconceito bobo."
ResponderEliminarAchei seu texto muito interesante,achei legal da forma que os personagens foram caractrizados,gostei muito, meus parabéns.
ResponderEliminarSeu texto ficou muito interessante. Ele mostra que nem todas as pessoas ricas são orgulhosas, mas que elas também podem ser humildes. A personagem teve uma ótima caracterização, principalmente quando ela decide lutar pelos seus objetivos mesmo sendo rica, além de querer vencer o preconceito que as pessoas têm. A situação de complicação que evidencia a realidade ocorreu quando Camilo tem um certo preconceito em relação à humildade da personagem. O desfecho ficou excelente, pois nos leva a refletir que o preconceito é uma coisa muito boba, que infelizmente existe e gostei muito a lição que Danilo ensinou à seu irmão mais novo.
ResponderEliminarAmei seu texto, ficou excelente!
Neste caso as personagens representam um grupo social (humilde), as personagens são caracterizadas de forma positiva, há momentos que elas vivenciam uma situação da realidade na sociedade. Seu desfecho ficou bem claro para nós leitores. A linguagem é adequada ao gênero textual produzido (conto social).
ResponderEliminarFicou muito bom!
Abraços, até mais.
* Gostei muito de seu conto social. A linguagem esta adequada e as personagens representam um grupo social. Mesmo sendo de uma classe mais alta, o personagem Danilo, quer ter seu proprio dinheiro, e com isso ele percebe o preconceito bobo que existe em relação os garis. Um trabalho digno, mas que as pessoas nao valorizam e tratam esses trabalhaodes humildes como 'lixo'. O conto nos leva a refletir sobre como somos ignorantes de nao aceitar um emprego justo, mas que porem é 'sujo' como dizem.
ResponderEliminarParabens pelo texto ^^) bjos
O seu conto mostra muito bem com é a vida de uma pessoa humilde, as personagem são bem caracterizadas, a momentos que ela mostra uma situação comum na nossa sociedade. A linguagem fico adequada a nosso gênero textual produzido (conto social)
ResponderEliminarCamilo teve uma dura experiência como é difícil a vida de um gari e nós com esse conto temos que respeitar essa profissão tão desprezada.Você Jéssica está de parabéns pelo seu conto
ResponderEliminarseu conto ficou ótimo com a linguagem adequada para o texto e os personagens representarem um grupo social.
ResponderEliminarAs pessoas sofrem muito com o preconceito.
O texto está claro em relação às pessoas preconceituosas, e nos ensina a endender melhor o gênero textual(...)
:-) parabéns...
Seu conto ficou excelente!!! Danilo se identificou com a classe mais pobre da nossa população que hoje em dia são desprezados. Voce soube se expressar e a linguagem está adequada a este genero. Parabens!!
ResponderEliminarApesar de ser rico,Danilo resolveu sentir na pele o sofrimento de um gari perante a classe social.Sua complicação foi ver que todos tinham preconceito contra aquele trabalho tao difícil e cansativo.Isso nos leva a refletir ate quando as pessoas vão tratar os garis como lixo,como seres invisíveis... parabéns!Alem de ter ficado ótimo,seu texto obedece a todos os requisitos pedidos
ResponderEliminarseu conto social ficou muito bom. Ele apresenta uma situação que evidencia a realidade denunciada. A linguagem é adequada ao texto e a caracterização das personagens fez com que o leitor se solidarize com os problemas que elas vivem.
ResponderEliminaras personagens representam um grupo social, são caracterizadas de forma positiva, onde tem uma realidade denunciada,e leva a todos os leitores a refletirem pois nem as pessoas de sua família aceitam seu emprego de gari, e a lingugem esta adequada.
ResponderEliminargostei muito de seu conto,pois alem de descrever as dificuldades enfrentadas por uma pessoa mais simples,da uma reflexao de como esta nossa realidade.parabens
ResponderEliminargostei muito do seu conto social pois apresenta varios pontos positivos,fala que os garis sofrem preconceito e humilhação mostrando assim a realidade do mundo.linguagem adequada
ResponderEliminarGostei muito de seu conto social. A linguagem esta adequada e as personagens representam um grupo social. a momentos que ela mostra uma situação comum na nossa sociedade.Muito bom Parabens
ResponderEliminarseu conto social ficou ótimo,pois alem de as personagem serem caracterizadas de forma positiva,mostra que o preconceito com garis é muito comum com as pessoas,e as vezes ate as pessoas de sua familia podem te excluir por causa disso
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarNossa Jéssica, muito bom seu texto, foi profundo nos sentimentos do garoto, mas houve um porém, a discriminação que deveria ser a mais caracterizada não apareceu evidentemente, você sim, mostrou o que ele sofre em casa, mas nas ruas você não mostrou muito isso, tirando isso seu texto está muito bom, Parabéns!
ResponderEliminar